Programação Atualizada

 Conferencistas Internacionais

Kevin Ladd (Indiana University South Bend)

Realiza pesquisas na área da psicologia da religião, particularmente interessado no tema da oração. No momento, trabalha em um projeto de três anos financiado pela Fundação John Templeton para explorar o que as pessoas tendem a pensar e sentir enquanto oram e como usam seus corpos; como as pessoas, literalmente, vem o mundo em termos da importância espiritual. Além desses estudos, também explora a interface entre ciência e religião, sabedoria, música, ritual, saúde, enfrentamento (coping), preconceito, psicometria, fisiologia, neuroimagem, a sinestesia, a transformação espiritual, o desenvolvimento do caráter, personalidade, clero e desempenho/satisfação congregacional e magia.       

https://www.iusb.edu/psych/people/kladd.php

Aureliano Pacciolla (ROMA)

Especialista em Logoterapia e Análise Existencial, Professor da Universidade Maria SS. Assunta (Roma) e da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde leciona as disciplinas de Psicologia da personalidade e Psicologia Geral. 

Miguel Farias (Universidade de Oxford) 

Professor do departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, realiza pesquisas nas vertentes da Psicologia Experimental, Psicologia social, Psicologia da Personalidade, Religião e Cognição Social 

https://sites.google.com/site/miguelfariasoxford/ 

Conferencistas Nacionais

 

Geraldo José de Paiva (USP)

É graduado em Filosofia, mestre (1975) e doutor (1979) em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo, livre-docente em Psicologia Social (1993), pela mesma Universidade. Realizou pós-doutorado em Psicologia da Religião na Université Catholique de Louvain-la-Neuve (Bélgica) (1988). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade de São Paulo, e Professor Senior. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia intercultural, psicologia ingênua ou do senso-comum, psicologia cognitiva, psicologia da religião, psicologia social e religião.

 Marta Helena de Freitas (UCB)

Graduada em Psicologia e Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1985), mestre em Psicologia Social e da Personalidade (1991), doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002). Realizou Pós-Doutoramento no Department of Religious Studies, School of European Culture and Languages, University at Canterbury, UK (2011-1012). Professora adjunto da Universidade Católica de Brasília - UCB, desde 1989, atuando hoje no programa de mestrado e doutorado em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e atua como docente e pesquisadora sobre os seguintes temas: psicologia da religião, tanatologia, gerontologia, Psicodiagnóstico de Rorschach, fenomenologia e formação em psicologia. Ex-diretora do Curso de Graduação em Psicologia (1998-2002), ex-diretora da Editora Universa (2007-2009), ex Presidente do Conselho Editorial da Editora Universa - UCB (2007-2011). Diretora do Programa de Doutorado e Mestrado em Psicologia da UCB. Coordenadora do GT "Psicologia & Religião" da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia - ANPEPP.   

 

Miguel Mahfoud (UFMG)

Possui graduação em Psicologia (1980), Mestrado em Psicologia (1990) e Doutorado em Psicologia Social (1996), todos pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2004). É professor associado efetivo na Universidade Federal de Minas Gerais atuando na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Atualmente é editor da revista "Memorandum: memória e história em psicologia" e coordenador do Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (LAPS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, cultura popular, experiência religiosa, comunidades tradicionais e psicologia e cultura, além de plantão psicológico. Nos últimos anos vem desenvolvendo o conceito de "experiência elementar" em suas implicações para a psicologia.       

 José Francisco Miguel Henrique Bairrão (USP)

José Francisco Miguel Henriques Bairrão graduou-se em Psicologia e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (FFLCH e IP). Doutorou-se em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH) e é Livre-Docente em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (FFCLRP). Atualmente é pesquisador e docente de Psicologia Social no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório de Etnopsicologia desta instituição, onde orienta e desenvolve pesquisas pautadas pelo interesse em não divorciar reflexão epistemológica (Epistemologia da Psicologia, Filosofia da Psicanálise) e pesquisa empírica (Psicologia da Cultura, Psicologia da Religião), bem como abertas a argumentos e contribuições interdisciplinares.   

Wellington Zangari (USP)

Possui graduação pela Universidade Paulista (1986), mestrado em Ciências das Religiões pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), doutorado em Psicologia social pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Psicologia Social pela USP (2006) com estágio na Division of Personality Studies - University of Virginia. É professor doutor do departamento de psicologia social e do trabalho no Instituto de Psicologia da USP, com dedicação exclusiva à docência e à pesquisa, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação, orientando pesquisas de Iniciação científica, Mestrado e Doutorado. É vice-Coordenador do Laboratório de Psicologia Social da Religião e Coordenador do INTER PSI - Laboratório de Psicologia anomalística e Processos Psicossociais, ambos ligados ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social da Religião, atuando principalmente nas seguintes áreas: psicologia social, psicologia da religião e psicologia anomalística.

José Paulo Giovanetti (UFMG)

Possui graduação em licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1974), graduação em licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade de Minas Gerais (1980), especialização em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em  Psicologia pela Université Catholique de Louvain (1983), doutorado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (1986) e pós-doutorado pela Université Catholique de Louvain (1991). Atualmente é professor titular do centro de estudos superiores da Companhia de Jesus, professor titular da Faculdade de EStudos Administrativos e menbro de corpo editorial da Boletim Academia Paulista de Psicologia. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em psicologia clínica. Atuado principalmente nos seguintes temas: psicologia genética, fenomenologia, amor, Winnicott, e Binswanger.      

 Mary Rute G. Esperandio (PUC-PR)

Professora adjunta no programa de pós-graduação em teologia da Pontifícia universidade Católica do Paraná - PUCPR, e pós-doutora (2013) em Psicologia da Religião pela indiana university South Bend, em South Bend - USA. Possui graduação em pedagogia pela universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1992), graduação em Psicologia pela universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), mestrado em teologia pela Escola superior de Teologia (2001), doutorado em teologia pela EScola Superior de Teologia (2006). Tem experiência na área de docência teológica, com ênfase na interface Psicologia e Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade contemporânea e religiosidade, coping religioso, aconselhamento. É membro do Comitê Executivo da Society for Intercutural Pastoral Care and Counselling - SIPCC (2007) e da IAPR - Internecional Association for the Psychology of Religion (2011). Possui página de psicologia da religião: http://psicologiadareligiao.wordpress.com/ 

João Edênio Reis Valle (PUC-SP)

Possui graduação em filosofia - Seminário do Espírito Santo (1957), graduação em teologia - Phylosophisch Theologische Hochschule Sankt Augustin (1961), graduação em pedagogia pela Pontifícia Universitá Salesiana (1965) e especialização em psicologia com doutorado em pedagogia no Instituto de Psicologia da Pontifícia Universitá Salesiana de roma- Itália (1974). Atualmente é professor associado de psicologia da religião no programa pós-graduado de ciências da religião, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Psicologia, Educação e religião, com destaque para os seguintes temas: psicologia da religião, psicoterapia de clérigos católicos, vida religiosa, família, espiritualidade, educação e escola católica, e evangelização.     

Ronilda Iyakemi Ribeiro (USP)

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1968), com mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1981), doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Ciência Social (Antropologia da África Negra) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é pesquisadora da Universidade Paulista e professora colaboradora da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnopsicologia, Herança Africana, Cultura e Religião Iorubás, Psicologia e Religião, Diálogo Interreligioso, Responsabilidade Social, Formação de Psicólogos, Educação de Valores e Virtudes.      

Virginia Turra (FUB)

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade de Brasília (2012). Possui mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1999). Atualmente é Psicóloga do quadro permanente da Fundação Universidade de Brasília. Tem experiência docente, de supervisão técnica, de pesquisa e de atuação clínica. Focos atuais nos temas: psicologia da saúde e psicologia da dor. Colaboradora do Espaço Arkamatra de Promoção de Saúde.
 

 

Marcus Tulio (UNICAP)

Doutorado em psicologia pela universidade de Deusto (1999). Atualmente é médico psiquiatra do Governo do Estado de Pernambuco e professor adjunto II da Universidade Católica de Pernambuco. Membro da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE). Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Logoterapia e análise existencial, clínica fenomenológica, alcoolismo e outras drogas, trabalho, psicopatologia e psicoterapia.

Edmundo Gaudêncio (UEPB/UFCG)

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campina Grande (1978), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1974), e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Campina Grande e titular da universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de medicina, com ênfase em Psiquiatria, psicologia e sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: luto, logoterapia, morte, ética e educação.      

Fabricio Possebon (UFPB)

Possui graduação em letras: grego e português pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), mestrado em Letras - Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2000, Batracomiomaquia - estudo e tradução) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2007, O Épico de Gestis Mendi de Saa de José de Anchieta). Atualmente é coordenador da graduação (licenciatura e bacharelado) em ciências das religiões e professor adjunto do departamento de ciências das religiões, Centro de Educação - UFPB, onde ministra Introdução ao Latim e leitura de textos helênicos e latinos.  Atua nos Grupos de Pesquisa SACRATIUM - Hermenêutica filosófica e literária em diálogo com o estudo do sagrado (UFPB/CNPq), matemática e cultura (UFRN/CNPq) e Raízes - Religiões mediúnicas e suas interlocuções (UFPB/CNPq). Atua também no curso de licenciatura em letras/libras, modalidade a distância, ministrando Introdução aos Estudos Literários e nos Programas de pós-graduação em letras (mestrado e doutorado) e ciências das religiões (mestrado). Como tradutor, publicou do grego: a Batracomiomaquia (Pseudo-Homero), o Rapto de Helena (Colutos), uma antologia de poetas bucólicos (Teócrito, Mosco, Bíon, Simias), a Didaqué (catecismo cristão do II Séc. anônimo), Hero e Leandro (Museu); do Latim: a Saga de Mem de Sá (José de Anchieta), Écloga IX (Henrique Caiado), O Triângulo Aritimético (Blaise Pascal), Os Números Amigáveis (De numeris amicabilibus - III artigo, Leonard Euler); do Sânscrito, uma antologia de hinos do Rig-Veda. Tem experiência em mitologia indiana, graga e latina.

Sandra Luna (UFPB)

Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba, é Doutora em Teoria e História Literária (UNICAMP, 2002), Mestre em Literatura Anglo-Americana (UFPB, 1992). Docente permanente e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB, seus principais focos de interesse acadêmico recaem sobre as seguintes áreas: Teoria e História Literária, Literatura Geral e Comparada, Dramaturgia, Estudos Comparados entre Literatura e Cinema. Coordena dois grupos de pesquisa: O Círculo de Estudos Avançados em Dramaturgia e o Círculo de Estudos Avançados em Literatura e Cinema. É atualmente vice-coordenadora do GT Literatura e Sagrado da ANPOLL e membro do Centro de Pesquisa Margens, do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP

Suelma Moraes (UFPB)

Professora na UFPB em Ciências das Religiões, possui doutorado em Ciências da Religião - Universidade Metodista de São Paulo - Bolsista Capes/UMESP(2009); mestrado em Ciências da Religião - Capes/UMESP(2004); mestrado em filosofia pela Universidade de São Paulo - USP (2011); graduada em Teologia - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2001). Representante da área na pós-graduação/UFPB em Ciênica das Religiões em Literatura e Sagrado. Experiência na área de Ciências da Religião, teologia, filosofia contemporânea, medieval, antiga e literatura. Atua principalmente nos seguintes temas: hermenêutica filosófica e literária no período medieval e contemporâneo. Ênfase na pesquisa fenomenológica e hermenêutica em Paul Ricoeur. Participa como pesquisadora nos grupos do CNPq da Metafísica/UFPB; Multiculturalismo e Diálogo Inter-religioso na Idade Média/UEPB. Líder do grupo de pesquisa da UFPB em hermenêutica filosófica e literária em diálogo com o sagrado Sacratum/CNPq. Atualmente é vice-coordenadora da graduação no departamento de ciências das religiões.     

Dilaine Soares Sampaio de França (UFPB)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003). É especialista (2004), mestre (2007) e doutora (2012) em Ciência da Religião, com área de concentração em ciências sociais da religião, pelo programa de pós-graduação em ciência da religião - PPCIR, da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. É professora adjunta e chefe do departamento de ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba, atuando no curso de graduação em ciências das religiões e no programa de pós-graduação em ciências das religiões - PPGCR-UFPB. É membro da ABHR - Associação Brasileira de História das Religiões, líder do RAÍZES - Grupo de estudo e pesquisa sobre religiões mediúnicas e pesquisadora do GEPAI - Grupo de Estudo e Pesquisa de Antropologia do Imaginário. Trabalha com as seguintes temáticas: religiões afro-brasileiras e suas interfaces com outras religiões, especialmente os denominados "Novos Movimentos Religiosos", kardecismo, sincretismo(s), religião e educação, religião e imaginário.

       

Maria Lúcia Abaurre Gnerre (UFPB)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMO, 1998), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2001) e doutorado em história pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP,2006). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na área de ciências da religião na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência anterior de pesquisa na área de História do Brasil - com ênfase em Historiografia brasileira, roteiros de viagem e história colonial. Suas pesquisas atuais se concentram na área de história das religiões orientais (hinduísmo, budismo e taoismo) com ênfase em questões relacionadas ao Yoga. Possui também formação profissional complementar na área de yoga e reiki (método Mikao usui). É professora adjunta do departamento de ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba, onde ocupa o cargo de Vice-coordenadora e do programa de pós-graduação em ciências das religiões.     

Fernanda lemos (UFPB)

É coordenadora do programa de pós-graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba e professora adjunta do departamento de ciências das religiões na mesma instituição federal de ensino superior. Possui graduação em teologia, mestrado e doutorado em ciências da religião na área das ciências sociais pela Universidade Metodista de São Paulo. É membro desde 2002 do Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora/NETMAL do programa de pós-graduação em ciências da religião da Universidade metodista de São Paulo, onde exerce atividades como assessora científica. Atua no campo da sociologia e antropologia da religião, principalmente nas temáticas: gênero e religião, modernidade e religiosidade popular no nordeste brasileiro. Coordena o Núcleo de Pesquisa Socioantropológicas da religião de gênero do programa de pós-graduação em ciências das religiões da Universidade Federal da Paraíba.

Deyve Redyson (UFPB)

Doutor em filosofia (Olso, Noruega), professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisa e trabalha na área de filosofia da religião com ênfase em Schopenhauer, Feuerbach, Kierkegaard, Nietzsche, Cioran e filosofia oriental (budismo). Autor de livros e artigos que envolvem além de filosofia da religião, história da filosofia, Fenomenologia e existencialismo.

Thiago Aquino (UFPB)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em psicologia social pela Universidade Federal da Paraíba (1998), e doutorado em psicologia social pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba no Departamento de Ciências das religiões; professor credenciado do Programa de pós-graduação em Ciências das Religiões; é também líder do grupo NOUS; Espiritualidade & Sentido (CNPq). Tem experiência na área de psicologia, com ênfase na Análise Existencial de Viktor Frankl, atuando principalmente nos seguintes temas: sentido de vida, identidade religiosa, valores humanos, bem-estar existencial, psicologia da religião, processos de culpabilidade e concepções de morte.

Divulgue para os seus amigos.png Divulgue para os seus amigos.png
Size : 372.743 Kb
Type : png